Irmãos gêmeos são dois os mais filhos nascidos de uma mesma gravidez1 e que, portanto, foram gestados juntos e têm, assim, a mesma idade. Há dois tipos de gêmeos, os monozigóticos ou univitelinos, também chamados gêmeos idênticos, e os dizigóticos ou bivitelinos, ditos também não idênticos ou fraternos.
[Mais...]
De forma natural e dentro da integridade fisiológica1, a expulsão do feto2 se dá através da vagina3, no que se chama de parto normal. Denomina-se trabalho de parto ao conjunto de eventos fisiológicos que possibilitam e promovem a expulsão e o nascimento do bebê. Por sua vez, a cesariana é uma técnica cirúrgica por meio da qual o cirurgião realiza um corte no abdômen e no útero4 da mulher, utilizado para extrair o feto2 através dele.
[Mais...]
Fala-se em gestação múltipla quando a mulher engravida ao mesmo tempo de dois ou mais conceptos, embora a forma mais comum de nascimentos múltiplos seja a de gêmeos (dois bebês1). Há diferentes nomes para os nascimentos múltiplos, em função do número de nascimentos: gêmeos, trigêmeos, quadrigêmeos...
[Mais...]
Gravidez1 gemelar é aquela em que a mulher gesta, ao mesmo tempo, dois ou mais fetos, que darão origem a dois ou mais bebês2, então chamados de gêmeos. Os que derivam de um mesmo embrião são ditos gêmeos idênticos, monozigóticos ou univitelinos.
[Mais...]
Alergias gestacionais são alergias e/ou irritações na pele1 da mulher grávida que surgem ou se agravam durante os meses finais da gestação, causando grande desconforto para a mãe. A grande maioria delas discorre de uma maneira simples, sem consequências clínicas significativas.
[Mais...]
A gravidez1 é um período especial da vida em que certos remédios devem ser tomados em benefício da mulher e do feto2 em gestação e outros devem ser evitados ou definitivamente proscritos para não gerarem situações (às vezes graves) em desfavor de ambos. A maioria dos medicamentos tomados durante a gravidez1 atravessa a placenta e atinge o bebê, tendo efeitos também sobre eles.
[Mais...]
O exame de sexagem fetal permite descobrir o sexo do bebê já a partir da 8ª semana de gravidez1 com quase 100% de certeza e não ter de esperar até mais ou menos a 17ª semana de gestação para a realização de uma ultrassonografia2 capaz (ou não) de revelar o sexo do bebê.
[Mais...]
Incompetência istmo-cervical ou insuficiência1 istmo-cervical é um defeito congênito2 ou posteriormente adquirido do canal uterino que não mais tem a capacidade de suportar o peso do concepto da gravidez3 sem dilatar-se.
[Mais...]
Normalmente, o bebê se exterioriza com antecedência ao cordão umbilical1 que ainda fica, por um pequeno período, ligado à placenta, até que seja seccionado o coto umbilical. Se o cordão umbilical1 se colocar à frente do bebê, tem-se o chamado prolapso2 do cordão umbilical1.
[Mais...]
Amniocentese1, também referida como exame do líquido amniótico2, é um procedimento no qual o médico retira uma pequena quantidade de líquido da bolsa amniótica3 que envolve o feto4 em desenvolvimento, para ser examinado em laboratório.
[Mais...]
Mostrar: 10 11 a 20 (Total: 69)
|