AbcMed
As disfunções sexuais são problemas comuns relacionados ao desempenho sexual ou à satisfação sexual que podem afetar homens e mulheres. Elas podem ser causadas por vários fatores, incluindo doenças físicas, como doenças cardíacas ou diabetes1, uso de medicamentos, problemas emocionais ou psicológicos ou mesmo por fatores ligados ao relacionamento entre os parceiros.
1 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
   [Mais...]

As enzimas são substâncias orgânicas de natureza normalmente proteica (biomoléculas), sintetizadas no interior das células1, que atuam como catalisadores das reações químicas que se processam no organismo. Catalisadores são substâncias que aumentam a velocidade de uma reação química sem serem consumidas por ela. As enzimas catalisam reações como a digestão2 de alimentos, metabolismo3 de nutrientes e a síntese de moléculas como o DNA e o RNA.
1 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
2 Digestão: Dá-se este nome a todo o conjunto de processos enzimáticos, motores e de transporte através dos quais os alimentos são degradados a compostos mais simples para permitir sua melhor absorção.
3 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
   [Mais...]

O vírus1 de Marburg, causador da febre2 hemorrágica3 de Marburg, é um vírus1 altamente contagioso que pertence à família Filoviridae, a mesma família que o vírus1 Ebola, do qual é muito proximamente aparentado. Foi descoberto pela primeira vez em 1967, quando ocorreu um surto em trabalhadores de laboratório e em moradores de Marburg, na Alemanha, que haviam sido expostos a macacos infectados importados da África (Guiné Equatorial). Muito recentemente (13/02/2023), a Organização Mundial da Saúde4 (OMS) confirmou a existência de um novo surto do vírus1 na Guiné Equatorial.
1 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
2 Febre: É a elevação da temperatura do corpo acima dos valores normais para o indivíduo. São aceitos como valores de referência indicativos de febre: temperatura axilar ou oral acima de 37,5°C e temperatura retal acima de 38°C. A febre é uma reação do corpo contra patógenos.
3 Hemorrágica: Relativo à hemorragia, ou seja, ao escoamento de sangue para fora dos vasos sanguíneos.
4 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

A cafeína (trimetilxantina) é um composto químico oleoso, de fórmula C₈H₁₀N₄O₂, classificado como alcaloide1 do grupo das xantinas. Ela é encontrada em certas plantas como café, erva-mate, chá-verde, guaraná e cacau. Pode ser consumida em bebidas, na forma de infusão, como estimulante. De longe, o hábito de tomar café é a principal forma de consumi-la, não só no Brasil, mas também em todo o mundo.
1 Alcaloide: Classe de substâncias orgânicas nitrogenadas com características básicas.
   [Mais...]

Dentre os micronutrientes1 necessários à vida, o ferro se destaca como um dos mais relevantes, estando envolvido na estrutura de diversos componentes orgânicos. Praticamente todos os seres vivos dependem de ferro para as boas reações metabólicas. O metabolismo2 do ferro envolve a absorção, transporte, armazenamento e uso do ferro no organismo, mas é controlado principalmente através da absorção e não pela excreção do íon3. O ferro é perdido apenas através de hemorragias4 ou da eliminação de células5 velhas e/ou defeituosas.
1 Micronutrientes: No grupo dos micronutrientes estão as vitaminas e os minerais. Esses nutrientes estão presentes nos alimentos em pequenas quantidades e são indispensáveis para o funcionamento adequado do nosso organismo. Exemplos: cálcio, ferro, sódio, etc.
2 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
3 Íon: Átomo ou grupo atômico eletricamente carregado.
4 Hemorragias: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.
5 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
   [Mais...]

As plantas medicinais são plantas utilizadas para prevenir ou tratar doenças. Algumas delas são utilizadas na sua forma natural, outras podem servir como precursoras na síntese de medicamentos. Os fitoterápicos, por seu turno, são medicamentos à base de plantas medicinais, preparados a partir de folhas, raízes, flores ou sementes de plantas, e podem ser encontrados na forma de cápsulas, comprimidos, pomadas ou xaropes. Eles também são considerados como medicamentos e são regulamentados pela ANVISA.   [Mais...]
As adrenais (ou suprarrenais) são duas glândulas endócrinas1 localizadas acima de ambos os rins2 que secretam hormônios na corrente sanguínea. São parcialmente controladas pelo hipotálamo3 e sintetizam alguns dos hormônios envolvidos no processo metabólico e sexual. Diferentes distúrbios estão relacionados ao excesso ou insuficiência4 de secreção hormonal dessas glândulas5, como doença de Addison, síndrome de Cushing6, hiperaldosteronismo e outros.
1 Glândulas endócrinas: Grupo de células especializadas em liberar hormônios na corrente sangüínea. Por exemplo, as células das ilhotas pancreáticas que secretam insulina são glândulas endócrinas.
2 Rins: Órgãos em forma de feijão que filtram o sangue e formam a urina. Os rins são localizados na região posterior do abdômen, um de cada lado da coluna vertebral.
3 Hipotálamo: Parte ventral do diencéfalo extendendo-se da região do quiasma óptico à borda caudal dos corpos mamilares, formando as paredes lateral e inferior do terceiro ventrículo.
4 Insuficiência: Incapacidade de um órgão ou sistema para realizar adequadamente suas funções.Manifesta-se de diferentes formas segundo o órgão comprometido. Exemplos: insuficiência renal, hepática, cardíaca, respiratória.
5 Glândulas: Grupo de células que secreta substâncias. As glândulas endócrinas secretam hormônios e as glândulas exócrinas secretam saliva, enzimas e água.
6 Síndrome de Cushing: A síndrome de Cushing, hipercortisolismo ou hiperadrenocortisolismo, é um conjunto de sinais e sintomas que indicam excesso de cortisona (hormônio) no sangue. Esse hormônio é liberado pela glândula adrenal (também conhecida como suprarrenal) em resposta à liberação de ACTH pela hipófise no cérebro. Níveis elevados de cortisol (ou cortisona) também podem ocorrer devido à administração de certos medicamentos, como hormônios glicocorticoides. A síndrome de Cushing e a doença de Cushing são muito parecidas, já que o que a causa de ambas é o elevado nível de cortisol no sangue. O que difere é a origem dessa elevação. A doença de Cushing diz respeito, exclusivamente, a um tumor na hipófise que passa a secretar grande quantidade de ACTH e, consequentemente, há um aumento na liberação de cortisol pelas adrenais. Já a síndrome de Cushing pode ocorrer, por exemplo, devido a um tumor presente nas glândulas suprarrenais ou pela administração excessiva de corticoides.
   [Mais...]

A ergonomia é a ciência que procura estudar as relações entre as pessoas e as máquinas, equipamentos, computadores, etc. e criar normas que façam com que os trabalhadores sejam expostos ao menor risco ambiental possível. Ela é, também, a aplicação de princípios psicológicos e fisiológicos à engenharia e desenho de produtos, processos e sistemas de utilização humana.   [Mais...]
Como um dispositivo médico, a luz pulsada foi lançada em 1994. Desde então, tem havido constantes melhorias para facilitar o seu manuseio, ampliar seu espectro de indicações e diminuir os seus efeitos adversos. Ela é um recurso muito utilizado em tratamentos estéticos, pois tem grande versatilidade e eficácia. A princípio, ela foi utilizada apenas para realizar uma depilação duradoura, mas com o tempo se notou que ela produz resultados satisfatórios em outros tratamentos dermatológicos.   [Mais...]
A vectoeletronistagmografia (VENG), popularmente chamada de exame do labirinto1, é um exame otoneurológico baseado no mesmo princípio do eletroencefalograma2 e do eletrocardiograma3, em que são utilizados eletrodos para captar estímulos elétricos que avaliam a função vestibular4, responsável pelo equilíbrio, por meio do registro dos movimentos oculares involuntários (nistagmos).
1 Labirinto: 1. Vasta construção de passagens ou corredores que se entrecruzam de tal maneira que é difícil encontrar um meio ou um caminho de saída. 2. Anatomia: conjunto de canais e cavidades entre o tímpano e o canal auditivo, essencial para manter o equilíbrio físico do corpo. 3. Sentido figurado: coisa complicada, confusa, de difícil solução. Emaranhado, imbróglio.
2 Eletroencefalograma: Registro da atividade elétrica cerebral mediante a utilização de eletrodos cutâneos que recebem e amplificam os potenciais gerados em cada região encefálica.
3 Eletrocardiograma: Registro da atividade elétrica produzida pelo coração através da captação e amplificação dos pequenos potenciais gerados por este durante o ciclo cardíaco.
4 Vestibular: 1. O sistema vestibular é um dos sistemas que participam do equilíbrio do corpo. Ele contribui para três funções principais: controle do equilíbrio, orientação espacial e estabilização da imagem. Sintomas vestibulares são aqueles que mostram alterações neste sistema. 2. Exame que aprova e classifica os estudantes a serem admitidos nos cursos superiores.
   [Mais...]

Mostrar: 10
« Anteriores - 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - Próximos » - >>
21 a 30 (Total: 2662)
  • Entrar
  • Receber conteúdos