O bullying corresponde à prática de atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, cometidos por um ou mais agressores contra uma determinada vítima. O termo em inglês "bullying" é derivado da palavra "bully" (tirano, brutal), que costuma também ser traduzida do inglês por valentão. O bullying pode ser livremente compreendido como uma tirania, brutalidade ou valentia exercida contra uma pessoa.
[Mais...]
Cranioestenose (ou craniossinostose) é um defeito congênito1 no qual uma ou mais das articulações2 fibrosas entre os ossos do crânio3 do bebê (suturas cranianas4) fecham prematuramente, antes que o cérebro5 esteja totalmente formado. O crescimento do cérebro5 continua se processando após esse fechamento, o que dá à cabeça6 da criança uma aparência deformada.
[Mais...]
O distúrbio do processamento auditivo é um distúrbio que afeta a forma como o cérebro1 processa as informações auditivas. Os indivíduos com esse distúrbio geralmente têm estrutura e função normais do ouvido externo2, médio e interno, responsáveis pela audição periférica, mas não conseguem processar a nível do sistema nervoso central3 as informações que ouvem da mesma maneira que os outros.
[Mais...]
Considera-se obesidade1 infantil ao acúmulo excessivo de gordura2 corporal em uma criança de até 12 anos de idade, condição que afeta negativamente a saúde3 e/ou o bem-estar da pessoa. A criança é identificada como obesa quando seu peso corporal ultrapassa em 15% o peso médio correspondente a sua idade.
[Mais...]
O tônus muscular1 é o estado de contratilidade em que os músculos2 se encontram. Hipertonia3 é o aumento do tônus muscular1 normal, comum nos músculos2 dos membros superiores e inferiores de bebês4. Todos os bebês4 nascem com uma hipotonia5 axial (parte central do corpo) e uma hipertonia3 dos membros superiores e inferiores, mas à medida que se desenvolvem, ambas as condições devem desaparecer entre o 3º e o 18º mês de vida.
[Mais...]
A apneia1 infantil é um distúrbio respiratório relacionado ao sono (apneia1 do sono). Consiste em pausas na respiração que ocorrem durante o sono da criança. Quando as reduções da respiração são apenas parciais elas são chamadas de hipopneias.
[Mais...]
O refluxo gastroesofágico1 é o retorno do conteúdo gástrico2 do estômago3 para o esôfago4. Ocorre frequentemente em recém-nascidos, especialmente prematuros. O refluxo gastroesofágico1 é considerado patológico quando causa sintomatologia significativa ou complicações, sendo designado então como Doença do Refluxo Gastroesofágico1.
[Mais...]
Trata-se de uma malformação1 congênita2, aparentemente simples, que consiste em pequenas pregas finas, na porção posterior da uretra3, as quais acontecem apenas em meninos. É a causa mais comum de obstrução da saída de urina4 da bexiga5 em recém-nascidos do sexo masculino.
[Mais...]
O banho do bebê é uma hora de prazer e interação positiva, para isso é importante escolher um horário calmo e um ambiente acolhedor, em que seja possível fazer uma checagem geral do corpinho do bebê e ter um momento de brincadeira e carinho. Toda atenção deve ser direcionada ao que está sendo feito.
[Mais...]
Fala-se em hidronefrose1 congênita2 quando a criança nasce com uma dilatação dos rins3 pela urina4, em decorrência de uma obstrução do fluxo urinário em algum ponto do trato urinário5. Com a realização da ultrassonografia6 pré-natal, a hidronefrose1 passou a ser mais frequentemente diagnosticada e a representar uma das anormalidades fetais mais comuns.
[Mais...]
Mostrar: 10 21 a 30 (Total: 121)
|