AbcMed
Alimentos laxativos1 ou constipantes são aqueles que têm a propriedade de soltar ou prender o intestino, respectivamente. Isto é, de aumentar ou diminuir a frequência das evacuações.
[Mais...]
Digestão1 é o processo pelo qual o corpo transforma os alimentos que consumimos em nutrientes que podem ser absorvidos e utilizados pelo organismo. O processo de absorção de nutrientes ocorre no sistema digestório2 e consiste na passagem dos nutrientes do interior do trato gastrointestinal para a corrente sanguínea e, em seguida, para as células3 do corpo. Esse processo se dá depois que os alimentos são digeridos no sistema gastrointestinal.
[Mais...]
A veia porta1 hepática2 (às vezes chamada simplesmente de veia porta1) é a maior veia do corpo humano3, com diâmetro médio de 10,2 mm. É formada pela união das veias4 mesentérica5 superior e mesentérica5 inferior.
[Mais...]
Um hamartoma1 é um tumor2 não-canceroso (benigno) constituído pela mistura anormal de tecidos e células3 normais da área em que cresce. Os hamartomas4 podem crescer em qualquer parte do corpo, incluindo pescoço5, rosto e cabeça6. Em alguns casos, eles crescem internamente em locais como coração7, cérebro8 e pulmões9 e são, por isso, de mais difícil detecção.
[Mais...]
O termo consciência é usado em diversos sentidos, por vários autores, em diversos contextos. Há, na verdade, um uso médico, um uso filosófico, um uso religioso e um uso ético. A questão é tão importante que a língua1 inglesa tem dois termos para diferenciar dois tipos de consciência: conscience que é a consciência em seu sentido moral e consciounessess para se referir ao seu sentido psiconeural. Em português, apenas se dispõe de um mesmo termo para atender a esses dois significados, o que gera uma certa confusão.
[Mais...]
A melatonina é uma forma artificial de um hormônio1 produzido por algumas plantas e animais superiores. No homem, este hormônio1 é produzido pela glândula pineal2 ou hipófise3, durante a noite, para ajudar a regular o sono e a vigília. Sua produção diminui com o envelhecimento e é por isso que os distúrbios de sono são mais frequentes em idosos.
[Mais...]
O tônus muscular1 é o estado de tensão permanente do músculo estriado2 em repouso (contração ligeira), a qual pode ser clinicamente verificada pela resistência que o músculo oferece ao movimento passivo. O tônus muscular1 é determinado por estímulos nervosos, sendo um processo totalmente inconsciente, mas mantém os músculos3 em alerta para entrar em ação.
[Mais...]
A intoxicação é uma das condições que podem ocorrer quando a pessoa é exposta ao gás de cozinha. As outras duas são a explosão e o envenenamento. Esses acidentes se dão quando há um vazamento do gás em ambiente fechado. Entre a intoxicação e o envenenamento existe apenas uma questão de quantidade da substância inalada e de tempo de permanência em contato com ela. No primeiro caso, costuma haver sintomas1 e mesmo sequelas2, sem, contudo, levar à morte. Na segunda, é mais provável haver um desfecho fatal.
[Mais...]
O tônus muscular1 é o estado de contratilidade em que os músculos2 se encontram. Hipertonia3 é o aumento do tônus muscular1 normal, comum nos músculos2 dos membros superiores e inferiores de bebês4. Todos os bebês4 nascem com uma hipotonia5 axial (parte central do corpo) e uma hipertonia3 dos membros superiores e inferiores, mas à medida que se desenvolvem, ambas as condições devem desaparecer entre o 3º e o 18º mês de vida.
[Mais...]
O ácido lático ou láctico é um composto orgânico que participa de vários processos bioquímicos orgânicos. No organismo humano, o ácido lático resulta da metabolização celular da glicose1, com fins energéticos. Por isso, habitualmente fala-se dele quando se fala da prática de exercícios físicos.
[Mais...]
Mostrar: 10 41 a 50 (Total: 2584)
|