AbcMed
Aborto é a interrupção precoce da gravidez1, espontânea ou provocada, com a remoção ou expulsão de um embrião (antes de oito ou nove semanas de gestação) ou feto2 (depois de oito ou nove semanas de gestação), resultando na morte do concepto ou sendo causada por ela. Isso faz cessar toda atividade biológica própria da gestação.
[Mais...]
Leucocitose1 (do grego, leuco = branco; kytos =célula2; ose= sufixo que significa aumento) é o aumento global do número dos glóbulos brancos no sangue3. O mais frequente é que a leucocitose1 surja devido a uma linfocitose (aumento do número de linfócitos) ou a um aumento dos neutrófilos4.
[Mais...]
A síndrome1 de Todd, também conhecida como síndrome1 de Alice no País das Maravilhas, é uma condição transitória muito rara, na qual a percepção visual é alterada, fazendo com que os objetos pareçam menores, maiores, mais próximos ou mais distantes do que realmente estão. As horas parecem passar muito devagar ou muito depressa, assim como ocorre com experiências influenciadas pela droga LSD.
[Mais...]
A albuminúria1 acontece quando há alterações no organismo que alteram a taxa de filtração glomerular e a permeabilidade2 e pressão dentro dos glomérulos renais3. Essas alterações favorecem a filtração da albumina4 e sua eliminação pela urina5. Quando a presença da albumina4 na urina5 é pequena indica uma lesão6 inicial nos rins7 e as taxas dela servem para indicar a evolução do problema renal8.
[Mais...]
O timo1 é um órgão piramidal2 formado por dois lóbulos, localizado no interior da cavidade torácica e do pescoço3. Sua cor é variável: vermelha no feto4, branco-acinzentado nos primeiros anos de vida e amarelada depois. Juntamente com as tonsilas e o baço5, o timo1 é considerado um órgão linfoide6.
[Mais...]
Uremia1 significa elevação da taxa de ureia2 no sangue3. A taxa de ureia2 sempre está aumentada na insuficiência renal4, mas não é um marcador confiável de função renal5, pois sua elevação depende também de outros fatores, como a alimentação e o estado de hidratação do paciente.
[Mais...]
A hipóxia1 cerebral, ou encefalopatia2 hipóxica, é a insuficiência3 no fornecimento de oxigênio para o cérebro4. Quando prolongada, pode produzir a morte dos neurônios5 cerebrais, conduzindo à lesão6 cerebral hipóxica. Esse quadro clínico pode ser grave porque as células7 cerebrais precisam de um fluxo ininterrupto de oxigênio para funcionar adequadamente.
[Mais...]
Palidez é a perda de coloração normal da pele1, que se torna mais esbranquiçada em comparação com a coloração normal da pele1 da pessoa. Ao exame físico, ela também pode ser percebida na conjuntiva2 dos olhos3, especialmente em pessoas de pele1 escura.
[Mais...]
Esfíncter1 é uma estrutura muscular contrátil, geralmente em forma de anel, formada por fibras lisas circulares concêntricas, de controle involuntário, responsável por regular o grau de extensão de certo orifício, que ele abre ou fecha conforme a necessidade. O esfíncter1 se localiza na saída e/ou entrada de um órgão oco e tem a função de reter ou liberar seu conteúdo e impedir o refluxo dele.
[Mais...]
O termo síndrome mono-like descreve quadros clínicos com sinais1 e sintomas2 muito semelhantes aos da mononucleose infecciosa3, mas de etiologias diferentes e que representam um importante diagnóstico4 diferencial com ela.
[Mais...]
Mostrar: 10 31 a 40 (Total: 2584)
|