AbcMed
As lesões1 ortopédicas são frequentes no dia a dia e podem comprometer a mobilidade e a qualidade de vida quando não reconhecidas e tratadas adequadamente. Neste texto, você encontrará uma explicação sobre os principais tipos de lesões1, suas causas, sintomas2 e mecanismos de desenvolvimento.
1 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
2 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
   [Mais...]

As crises de soluço são contrações involuntárias do diafragma1 que, quando persistentes, podem indicar doenças subjacentes e causar importante impacto na qualidade de vida. Embora geralmente benignas, exigem investigação clínica quando duram mais de 48 horas. O tratamento depende da causa e pode incluir medidas simples ou medicamentos específicos.
1 Diafragma: 1. Na anatomia geral, é um feixe muscular e tendinoso que separa a cavidade torácica da cavidade abdominal. 2. Qualquer membrana ou placa que divide duas cavidades ou duas partes da mesma cavidade. 3. Em engenharia mecânica, em um veículo automotor, é uma membrana da bomba injetora de combustível. 4. Na física, é qualquer anteparo com um orifício ou fenda, ajustável ou não, que regule o fluxo de uma substância ou de um feixe de radiação. 5. Em ginecologia, é um método contraceptivo formado por uma membrana de material elástico que envolve um anel flexível, usado no fundo da vagina de modo a obstruir o colo do útero. 6. Em um sistema óptico, é uma abertura que controla a seção reta de um feixe luminoso que passa através desta, com a finalidade de regular a intensidade luminosa, reduzir a aberração ou aumentar a profundidade focal.
   [Mais...]

O ruído alimentar é caracterizado por pensamentos repetitivos e intrusivos sobre comida, peso e escolhas alimentares, que não se relacionam apenas à fome fisiológica1. Ele resulta da interação entre fatores biológicos, psicológicos e socioculturais, sendo comum em pessoas com transtornos alimentares, ansiedade e histórico de dietas restritivas. Esse fenômeno pode causar sofrimento emocional significativo e prejudicar a relação com a alimentação. O tratamento envolve psicoterapia, reeducação alimentar e, quando necessário, medicação.
1 Fisiológica: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
   [Mais...]

O teste de DNA nas fezes representa um avanço relevante na medicina preventiva, especialmente no rastreamento do câncer1 colorretal, uma das neoplasias2 malignas mais incidentes3 e letais em todo o mundo. Trata-se de um exame de triagem não invasivo, capaz de identificar alterações moleculares associadas ao câncer1 e a lesões4 pré-malignas, além da presença de sangue5 oculto nas fezes, sem a necessidade de procedimentos endoscópicos iniciais. Esse método, também conhecido como teste de DNA fecal multialvo, tem ganhado espaço nas diretrizes modernas de rastreamento, principalmente por aumentar a adesão da população aos programas preventivos, contribuindo para o diagnóstico6 em estágios mais precoces e potencialmente curáveis.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Neoplasias: Termo que denomina um conjunto de doenças caracterizadas pelo crescimento anormal e em certas situações pela invasão de órgãos à distância (metástases). As neoplasias mais frequentes são as de mama, cólon, pele e pulmões.
3 Incidentes: 1. Que incide, que sobrevém ou que tem caráter secundário; incidental. 2. Acontecimento imprevisível que modifica o desenrolar normal de uma ação. 3. Dificuldade passageira que não modifica o desenrolar de uma operação, de uma linha de conduta.
4 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
5 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
6 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
   [Mais...]

A expectativa de vida1 é um indicador que reflete as condições de saúde2, sociais e econômicas de uma população, sem prever a longevidade individual. Ao longo da história, avanços em saneamento, vacinação e medicina ampliaram significativamente a duração média da vida. Esse aumento traz desafios, como o envelhecimento populacional e a maior prevalência3 de doenças crônicas. O foco atual é garantir que os anos adicionais sejam vividos com qualidade e autonomia.
1 Expectativa de vida: A expectativa de vida ao nascer é o número de anos que se calcula que um recém-nascido pode viver caso as taxas de mortalidade registradas da população residente, no ano de seu nascimento, permaneçam as mesmas ao longo de sua vida.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
3 Prevalência: Número de pessoas em determinado grupo ou população que são portadores de uma doença. Número de casos novos e antigos desta doença.
   [Mais...]

A demência1 LATE é uma encefalopatia2 neurodegenerativa relacionada ao envelhecimento avançado, caracterizada pelo acúmulo patológico da proteína TDP-43 em regiões límbicas do cérebro3. Afeta principalmente pessoas com mais de 80 anos e frequentemente se manifesta com um quadro clínico semelhante ao da doença de Alzheimer4. Seu diagnóstico5 em vida é clínico e de exclusão, já que a confirmação definitiva é neuropatológica. O tratamento é sintomático6 e multidisciplinar, com foco na qualidade de vida do paciente e de seus cuidadores.
1 Demência: Deterioração irreversível e crônica das funções intelectuais de uma pessoa.
2 Encefalopatia: Qualquer patologia do encéfalo. O encéfalo é um conjunto que engloba o tronco cerebral, o cerebelo e o cérebro.
3 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
4 Doença de Alzheimer: É uma doença progressiva, de causa e tratamentos ainda desconhecidos que acomete preferencialmente as pessoas idosas. É uma forma de demência. No início há pequenos esquecimentos, vistos pelos familiares como parte do processo normal de envelhecimento, que se vão agravando gradualmente. Os pacientes tornam-se confusos e por vezes agressivos, passando a apresentar alterações da personalidade, com distúrbios de conduta e acabam por não reconhecer os próprios familiares e até a si mesmos quando colocados frente a um espelho. Tornam-se cada vez mais dependentes de terceiros, iniciam-se as dificuldades de locomoção, a comunicação inviabiliza-se e passam a necessitar de cuidados e supervisão integral, até mesmo para as atividades elementares como alimentação, higiene, vestuário, etc..
5 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
6 Sintomático: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
   [Mais...]

A micropigmentação é um procedimento semipermanente que deposita pigmentos na derme1 superficial para fins estéticos e médicos, como correção de assimetrias, alopecias e reconstrução de aréolas. Quando realizada por profissional capacitado, é segura, personalizável e promove melhora funcional e da autoestima. O resultado depende da técnica, do tipo de pele2 e dos cuidados antes e após o procedimento.
1 Derme: Camada interna das duas principais camadas da pele. A derme é formada por tecido conjuntivo, vasos sanguíneos, glândulas sebáceas e sudoríparas, nervos, folículos pilosos e outras estruturas. É constituída por uma fina camada superior que é a derme papilar e uma camada mais grossa, mais baixa, que é a derme reticular.
2 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
   [Mais...]

A criolipólise é um procedimento estético não invasivo que utiliza o frio controlado para promover a redução seletiva da gordura1 localizada. Atua por apoptose2 dos adipócitos3, com eliminação gradual das células4 ao longo de semanas, sem danos significativos aos tecidos adjacentes. É indicada para modelagem corporal em pessoas próximas ao peso ideal, com perfil de segurança favorável quando bem indicada e executada.
1 Gordura: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Os alimentos que fornecem gordura são: manteiga, margarina, óleos, nozes, carnes vermelhas, peixes, frango e alguns derivados do leite. O excesso de calorias é estocado no organismo na forma de gordura, fornecendo uma reserva de energia ao organismo.
2 Apoptose: Morte celular não seguida de autólise, também conhecida como “morte celular programada“.
3 Adipócitos: Células do corpo que geralmente armazenam GORDURAS na forma de TRIGLICERÍDEOS. Os ADIPÓCITOS BRANCOS são os tipos predominantes encontrados, na maioria das vezes, na cavidade abdominal e no tecido subcutâneo. Os ADIPÓCITOS MARRONS são células termogênicas que podem ser encontradas em recém-nascidos de algumas espécies e em mamíferos que hibernam.
4 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
   [Mais...]

Fibermaxxing é uma estratégia alimentar contemporânea que propõe aumentar conscientemente o consumo de fibras por meio da adição de alimentos vegetais variados ao dia a dia. Baseia-se em evidências sólidas sobre saúde1 intestinal, metabólica e cardiovascular, sem caráter restritivo. Quando feito de forma gradual e equilibrada, é uma abordagem segura, acessível e alinhada à prevenção de doenças crônicas.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Proteínas1 vegetais e animais fornecem aminoácidos essenciais e desempenham funções vitais no organismo, diferindo principalmente no perfil de aminoácidos, digestibilidade e nutrientes associados. Quando bem planejadas, dietas com qualquer uma das fontes são capazes de sustentar saúde2, massa muscular e equilíbrio metabólico. A escolha entre elas influencia não apenas aspectos clínicos, mas também cardiovasculares, renais, metabólicos e ambientais.
1 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Mostrar: 10
1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - Próximos » - >>
1 a 10 (Total: 2974)
  • Entrar
  • Receber conteúdos