As estatinas são um grupo de drogas usadas no tratamento do colesterol1, porque inibem uma enzima2 chave na síntese dessa substância. Além disso, foram postuladas muitas outras ações, diretas ou indiretas, que podem modificar beneficamente o processo que leva à aterosclerose3.
[Mais...]
Muitas pessoas se preocupam, com justa razão, quando seus níveis de colesterol1 estão acima de valores considerados normais. Efetivamente, níveis elevados de colesterol1 aumentam o risco de doenças coronarianas, entre elas o temido infarto do miocárdio2. A atorvastatina é uma excelente medicação para baixar os níveis do colesterol1, mas apresenta efeitos colaterais3 preocupantes.
[Mais...]
A aterosclerose1 é uma doença inflamatória crônica caracterizada pela formação de ateromas (placas2 de gordura3, colesterol4 e outras substâncias) no interior dos vasos sanguíneos5, podendo causar o estreitamento e obstrução desses vasos, levando a graves complicações de saúde6.
[Mais...]
O colesterol1 é uma molécula de gordura2 presente naturalmente no corpo, biossintetizada por todas as células3 animais. Além disso, o colesterol1 também serve como precursor para a formação de vários hormônios e ácidos biliares. Embora desempenhe um papel vital no modo como cada célula4 funciona, o excesso de colesterol1 no sangue5 é um dos fatores de risco no desenvolvimento de doenças cardíacas.
[Mais...]
A hipercolesterolemia1 familiar é uma alteração que pode afetar igualmente os dois sexos e na qual os níveis de colesterol2 das pessoas apresentam-se elevados desde o nascimento. Os indivíduos com hipercolesterolemia1 familiar têm um risco muito aumentado para doenças cardíacas e arteriais.
[Mais...]
Ter níveis altos de LDL colesterol1, conhecido como colesterol ruim, é um importante fator de risco2 para doenças cardíacas. A boa notícia é que, diferente dos outros fatores de risco, você pode prevenir os altos níveis de LDL colesterol1 ou reduzi-los caso eles já estejam altos.
[Mais...]
A maioria das pessoas com hipertrigliceridemia (elevação dos triglicérides1 no sangue2) tem outros fatores de risco para doenças cardíacas associados ao aumento dos triglicérides1, como obesidade3, colesterol4 alto e pressão alta (hipertensão arterial5). Elas também geralmente já têm conhecimento a respeito de uma dieta saudável para o coração6, então basta acrescentar alguns itens a esta dieta, como a redução da ingestão de carboidratos, para customizar um plano alimentar que reduza os triglicérides1.
[Mais...]
Quando os níveis de HDL1 de uma pessoa são medidos, está sendo verificado como estão seus vasos sanguíneos2 e o quanto eles estão livres de colesterol3. Sabe-se, há vários anos, que quanto maiores os níveis de HDL colesterol4, melhor a proteção cardíaca. Mudanças no estilo de vida podem ajudar a aumentar os níveis do "colesterol3 bom".
[Mais...]
O colesterol1 é um tipo de gordura2 encontrada naturalmente em nosso organismo. Ele está presente no cérebro3, nervos, músculos4, pele5, fígado6, intestinos7 e coração8. Cerca de 70% do colesterol1 é fabricado pelo nosso próprio organismo, no fígado6, enquanto que os outros 30% vêm da dieta.
[Mais...]
O colesterol1 alto é um fator de risco2 para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares3. Quanto mais alto o seu nível de colesterol1, maior o risco de desenvolver alguma doença cardíaca, ter um infarto do miocárdio4 ou um derrame5 cerebral. Quando há excesso de colesterol1 na corrente sangüínea (hipercolesterolemia6), ele pode se depositar na parede das artérias7, determinando um processo conhecido como aterosclerose8.
[Mais...]
Mostrar: 10 1 a 10 (Total: 10)
|