A avaliação da tireoide1 é a apuração do estado funcional da glândula2, o que é feito por vários exames. Os exames mais usados para avaliar a função de tireoide1 são: TSH, T4 e T3, dentre outros.
[Mais...]
O TSH, também conhecido como tireotrofina ou hormônio1 tireotrófico, é um hormônio1 da glândula pineal2 (ou pituitária) que regula a produção dos hormônios T3 (tri-iodotironina) e T4 (tiroxina) pela tireoide3. TSH são a iniciais em inglês de Thyroid Stimulating Hormone, que em português é o hormônio1 estimulante da tireoide3, produzido pela adenohipófise4.
[Mais...]
O bócio1, vulgarmente conhecido como "papo", é um quadro de crescimento crônico2 da glândula3 tireoide4, que pode ser facilmente perceptível como uma protrusão no pescoço5. O bócio1 mergulhante tem a mesma natureza clínica de qualquer outro bócio1, mas o seu crescimento se dá principalmente para dentro da cavidade torácica.
[Mais...]
No hipertireoidismo1 a glândula2 tireoide3 é hiperativa e produz hormônios tireoidianos em excesso, alterando várias funções do organismo. Se não for convenientemente tratado, ele pode levar a outros problemas de saúde4.
[Mais...]
A cintilografia1 da tireoide2 é um exame destinado a avaliar o funcionamento ou lesões3 da glândula4 tireoide2. Consiste em tomar uma substância radioativa que tem afinidade pela tireoide2 e cuja captação, por um equipamento denominado gama câmara, gera imagens que permitem a avaliação desejada.
[Mais...]
A biópsia1 da tireoide2 consiste na análise histopatológica de tecido3 orgânico retirado de nódulos tireoidianos4, para decidir se eles são malignos ou não. A maneira mais simples de fazer isso é a aspiração de células5 com agulha fina a partir do nódulo6 tireoidiano em causa, conhecida por punção aspirativa por agulha fina ou PAAF.
[Mais...]
O iodo radioativo1 deve ser usado como tratamento por pessoas com carcinoma2 da tireoide3 para destruir as células4 cancerígenas que ainda restem após a cirurgia de remoção da tireoide3. Este tratamento pode ser utilizado mesmo que as células4 malignas tenham se espalhado para os nódulos linfáticos ou outras partes do corpo.
[Mais...]
O câncer1 de tireoide2 é a proliferação maligna de células3 da glândula4 tireoide2 e que pode alterar suas funções. Embora o câncer1 de tireoide2 não seja muito comum, as taxas parecem estar em aumento.
[Mais...]
Nódulos da tireoide1 resultam em crescimentos anormais de células2 da tireoide3, que formam protuberâncias dentro da glândula4, normalmente visíveis sob a pele5 do pescoço6.
[Mais...]
O mixedema1 é uma infiltração cutânea2 que causa um edema3 firme e elástico nos tecidos, especialmente no rosto e nos membros. Esta infiltração é acarretada por uma diminuição grave da atividade da glândula4 tireoide5 (hipotireoidismo6).
[Mais...]
Mostrar: 10 1 a 10 (Total: 22)
|