AbcMed
Em medicina e psicologia, sinestesia é uma condição neurológica em que a estimulação de um sentido desencadeia uma percepção automática em outro sentido. (Não confundir com “cinestesia”, termo relacionado com a percepção corporal por meio da ação dos músculos1). Em outras palavras, uma pessoa com sinestesia pode experimentar uma mistura de sensações, como associar cores a letras ou números, ver sons ou sentir o gosto de palavras.
1 Músculos: Tecidos contráteis que produzem movimentos nos animais.
   [Mais...]

A obesidade1 mórbida, também conhecida como obesidade1 grau III (grave), é uma condição médica em que uma pessoa apresenta um excesso de peso significativo, o qual afeta negativamente sua saúde2 e qualidade de vida. Acima de um índice de massa corporal3 de 25 kg/m², o indivíduo está com sobrepeso4; acima de 30 kg/m² ele é considerado obeso, e a partir de 40 Kg/m² ele alcança a obesidade1 mórbida, diretamente relacionada ao aumento da mortalidade5 e à ocorrência de diversas doenças associadas.
1 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
3 Índice de massa corporal: Medida usada para avaliar se uma pessoa está abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou obesa. É a medida mais usada na prática para saber se você é considerado obeso ou não. Também conhecido como IMC. É calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Existe uma tabela da Organização Mundial de Saúde que classifica as medidas de acordo com o resultado encontrado.
4 Sobrepeso: Peso acima do normal, índice de massa corporal entre 25 e 29,9.
5 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
   [Mais...]

O lumbago, também chamado de lombalgia1 ou dor lombar, é um termo utilizado para descrever uma dor aguda ou crônica na região lombar2, decorrente de alguma anormalidade nessa região. A região lombar2 é uma complexa estrutura constituída por cinco vértebras, entre as quais localizam-se discos de fibrocartilagem3 que impedem que elas encostem umas nas outras. Nos espaços entre as vértebras emergem as raízes nervosas4, por isso essa estrutura é muito sujeita a patologias, quase sempre dolorosas.
1 Lombalgia: Dor produzida na região posterior inferior do tórax. As pessoas com lombalgia podem apresentar contraturas musculares, distensões dos ligamentos da coluna, hérnias de disco, etc. É um distúrbio benigno que pode desaparecer com uso de antiinflamatórios e repouso.
2 Região Lombar:
3 Fibrocartilagem: Tipo de CARTILAGEM cuja matriz contém grandes feixes de COLÁGENO TIPO I. A fibrocartilagem é tipicamente encontrada no DISCO INTERVERTEBRAL, SÍNFISE PÚBICA, MENISCO TIBIAL e nos discos articulares das ARTICULAÇÕES sinoviais. (Tradução livre do original
4 Raízes nervosas:
   [Mais...]

A síndrome1 de extravasamento capilar2 sistêmico3, também chamada de doença de Clarkson, é uma condição médica extremamente rara e grave, caracterizada por episódios de extravasamento para fora dos vasos sanguíneos4 de fluidos e proteínas5, que passam a se acumular no espaço intersticial6. A síndrome1 de extravasamento capilar2 é uma doença multifacetada e potencialmente letal que tem sido cada vez mais reconhecida.
1 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
2 Capilar: 1. Na medicina, diz-se de ou tubo endotelial muito fino que liga a circulação arterial à venosa. Qualquer vaso. 2. Na física, diz-se de ou tubo, em geral de vidro, cujo diâmetro interno é diminuto. 3. Relativo a cabelo, fino como fio de cabelo.
3 Sistêmico: 1. Relativo a sistema ou a sistemática. 2. Relativo à visão conspectiva, estrutural de um sistema; que se refere ou segue um sistema em seu conjunto. 3. Disposto de modo ordenado, metódico, coerente. 4. Em medicina, é o que envolve o organismo como um todo ou em grande parte.
4 Vasos Sanguíneos: Qualquer vaso tubular que transporta o sangue (artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias).
5 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
6 Intersticial: Relativo a ou situado em interstícios, que são pequenos espaços entre as partes de um todo ou entre duas coisas contíguas (por exemplo, entre moléculas, células, etc.). Na anatomia geral, diz-se de tecido de sustentação localizado nos interstícios de um órgão, especialmente de vasos sanguíneos e tecido conjuntivo.
   [Mais...]

A intradermoterapia, também conhecida como mesoterapia, é um procedimento estético não cirúrgico no qual são injetadas pequenas quantidades de substâncias ativas na camada média da pele1, chamada derme2. Essas substâncias são selecionadas com base nos objetivos e nas necessidades específicas de cada paciente e podem incluir vitaminas, minerais, aminoácidos, enzimas, peptídeos e outros compostos.
1 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
2 Derme: Camada interna das duas principais camadas da pele. A derme é formada por tecido conjuntivo, vasos sanguíneos, glândulas sebáceas e sudoríparas, nervos, folículos pilosos e outras estruturas. É constituída por uma fina camada superior que é a derme papilar e uma camada mais grossa, mais baixa, que é a derme reticular.
   [Mais...]

A síndrome1 da ardência bucal, também conhecida como boca2 ardente ou glossodinia, é uma condição crônica caracterizada por uma sensação de queimação, dor ou formigamento na boca2, especialmente na língua3, lábios e mucosa4 bucal, sem que se possa encontrar qualquer lesão5 aparente nem definir uma causa específica, localizada ou sistêmica. Essa sensação pode persistir por semanas, meses ou até mesmo anos.
1 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
2 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
3 Língua:
4 Mucosa: Tipo de membrana, umidificada por secreções glandulares, que recobre cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
5 Lesão: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
   [Mais...]

A Bartonelose, por vezes chamada de “doença de arranhadura de gato”, é uma doença zoonótica (transmissão entre animais e seres humanos) infectocontagiosa1 que afeta cães, gatos e outros felinos sujeitos à infestação2 por pulgas, e que pode ser transmitida a humanos.
1 Infectocontagiosa: Que causa infecção e se dissemina por contágio.
2 Infestação: Infecção produzida por parasitas. Exemplos de infestações são sarna (escabiose), pediculose (piolhos), infecção por parasitas intestinais, etc.
   [Mais...]

A bioimpedância é uma técnica baseada na análise da condutividade/resistência elétrica dos tecidos biológicos. É utilizada para medir a composição corporal de uma pessoa, fornecendo informações sobre a quantidade de gordura1, músculo e água presentes no corpo. O princípio básico da bioimpedância é que diferentes tecidos têm diferentes graus de condutividade elétrica.
1 Gordura: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Os alimentos que fornecem gordura são: manteiga, margarina, óleos, nozes, carnes vermelhas, peixes, frango e alguns derivados do leite. O excesso de calorias é estocado no organismo na forma de gordura, fornecendo uma reserva de energia ao organismo.
   [Mais...]

O metano é um gás incolor, inodoro e altamente inflamável. É produzido naturalmente por processos biológicos em ambientes anaeróbicos, em ruminantes e pela decomposição de matéria orgânica. A intoxicação pelo gás metano ocorre quando uma pessoa inala uma quantidade excessiva desse gás e seu organismo é incapaz de lidar com ele adequadamente. A intoxicação por esse gás pode representar um risco importante em espaços confinados.   [Mais...]
Antibióticos são substâncias químicas ou compostos naturais que têm a capacidade de combater infecções1 causadas por bactérias. A humanidade passou muitos milênios sem conhecer os antibióticos, mas a descoberta deles revolucionou a história da medicina. A partir de sua descoberta, os antibióticos passaram a ser os medicamentos basilares usados no tratamento das infecções1 causadas por bactérias, capazes de eliminá-las ou impedir a sua multiplicação.
1 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
   [Mais...]

Mostrar: 10
<< - « Anteriores - 7 - 8 - 9 - 10 - 11 - 12 - Próximos » - >>
91 a 100 (Total: 2815)
  • Entrar
  • Receber conteúdos