O padrão fisiológico1 de sono do bebê é bem mais simples que o do adulto. Para o bebê existem apenas dois estados de sono: somo ativo (R.E.M.) e sono tranquilo, de ondas lentas. O ritmo sono/vigília do bebê é completamente diferente do adulto. Isso se deve a que eles ainda não desenvolveram completamente o seu ritmo circadiano2 dia/noite.
[Mais...]
O Kwashiorkor1 é causado por uma deficiência de proteína na dieta alimentar. É a mais grave e a mais comum das deficiências nutricionais nos países subdesenvolvidos e em áreas ou situações de fome prolongadas.
[Mais...]
As creches de antigamente eram as pracinhas públicas, onde as mães se reuniam para conversar e contar as últimas novidades de seus filhos e trocar ideias com outras mães, enquanto as crianças brincavam assentadas na areia, tomando sol. À medida que as mães começaram a trabalhar fora e precisaram ser substituídas por outros(as) cuidadores(as), surgiu a questão: babá ou creche?
[Mais...]
Estamos vivendo uma era de transformações profundas na maneira de viver. Até aqui era costume chamar de volta os desligados para a realidade em torno. E eles voltavam rápido. Nos dias de hoje eles passam grande parte de seus tempos ligados numa realidade não real, num mundo virtual. Ou melhor seria dizer, eles criam uma outra realidade.
[Mais...]
Atualmente a maioria das crianças ingressa na escola a partir dos dois ou três anos de idade. Essa idade é ideal por vários motivos: a partir dos dois anos a criança já interage com outras crianças e adultos, não está mais amamentando ao seio1 e a sua formação imunológica já está quase completa.
[Mais...]
Criptorquidia1 ou criptorquia2 (do grego: cripto = caverna, esconderijo e orquis = testículo3) é a condição médica na qual não houve uma descida correta de um ou de ambos os testículos4 desde a cavidade abdominal5, onde eles se formam e se desenvolvem na vida intrauterina, até a bolsa escrotal.
[Mais...]
Os cuidados com o bebê começam antes do nascimento, com a preparação para recebê-lo e continuam de forma mais intensa e peremptória depois do nascimento. Eles exigem da mãe dedicação e disponibilidade.
[Mais...]
A infecção1 oral dos bebês2, popularmente conhecida como sapinho (candidíase3 oral do bebê), é causada pelo crescimento excessivo do fungo4 denominado Candida albicans e manifestada por pontinhos brancos na boca5, semelhantes a restos de leite.
[Mais...]
A criança está com diarreia1 se ela tem aumento no número de evacuações, aumento da quantidade de fezes ou alterações na consistência delas, em relação àquilo a que ela está acostumada.
[Mais...]
As cardiopatias congênitas1 (doenças cardíacas congênitas1) são uma forma genérica de referir-se às anormalidades na estrutura física ou funcional do coração2 que se formam durante a gestação e que, portanto, já estão presentes antes mesmo do nascimento. Costuma-se classificar também como cardiopatia congênita3 os defeitos das raízes dos grandes vasos sanguíneos4 que partem do coração2.
[Mais...]
Mostrar: 10 61 a 70 (Total: 126)
|